AirFrance e KLM anunciam voos em Fortaleza

Na manhã desta segunda-feira, dia 25 de Setembro de 2017, o grupo AirFrance/KLM, em reunião com o governador do estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou que irá realizar voos diretos entre a capital cearense e a Europa a partir do ano que vem.

Camilo Santana reunido com executivos da AirFrance/KLM e Gol. Fonte: Facebook/Camilo Santana

 

A partir de Maio de 2018, Fortaleza terá dois voos semanais para Paris, sendo operados pela recém-lançada JOON, uma subsidiária da AIrFrance. A partir de Julho de 2018 será a vez de Amsterdã, que contará com três voos semanais operados pela companhia holandesa KLM.

Com esses novos voos, além dos já operados pela TAP, Condor e Meridiana, o Aeroporto Internacional Pinto Martins se tornará a principal porta das regiões Norte e Nordeste para a entrada na Europa. Para isso, a Gol (parceira nacional da AirFrance/KLM) aumentará a demanda de voos das capitais do Norte e Nordeste para Fortaleza, aumentando as possibilidades de conexões para passageiros saindo para a Europa ou chegando ao Brasil.

Fonte: Facebook/Camilo Santana

 

“Vamos aprimorar a nossa malha em Fortaleza para disponibilizar conexões rápidas e eficientes com os voos da Air France e da KLM. Faremos ajustes nos horários e aumentaremos a oferta para Recife, Salvador, Belém e Manaus, além de uma nova rota entre Natal e a capital cearense. Juntas, ofereceremos aos clientes que viajam do Norte e Nordeste para a Europa, ou àqueles que vêm visitar o Brasil, uma experiência com diversos benefícios em todas as etapas da viagem”, explica Paulo Kakinof, presidente da Gol Linhas Aéreas.

Fonte: Facebook/Camilo Santana

 

A KLM utillizará seus Airbus A330-200 para realizar a rota Amsterdã-Fortaleza. Essas aeronaves possui capacidade para 268 passageiros, sendo 215 na classe econômica, 35 na classe econômica conforto e 18 na classe executiva. Já a JOON usará seus quadrijatos A340-300, com capacidade para 278 passageiros, sendo 227 na classe econômica, 21 na classe econômica premium e 30 na classe executiva. Posteriormente, os voos da JOON serão realizados pelos modernos Airbus A350, que devem chegar à companhia somente em 2019.

O governador Camilo Santana mostrou-se bastante satisfeito com a vinda do HUB do grupo AirFrance/KLM/Gol para o Ceará: “Ficamos muito honrados com a decisão do Grupo e temos a certeza de que esses novos voos impulsionarão o desenvolvimento econômico e social em todo o Estado do Ceará e na região”

 

Passagens

Os voos só começarão em Maio de 2018 mas as passagens já estão disponíveis para compras no site da JOON. Fizemos uma simulação para o mês de Maio e conseguimos encontrar passagens de ida e volta por R$2.200,00 (valores aproximados com taxas inclusas).

Os voos da KLM só se iniciam em 2 de Julho de 2018 e as passagens já podem ser compradas no site da empresa por R$3.200 (valores aproximados com taxas inclusas).

Incentivos

A contrapartida do Estado do Ceará será a isenção do ICMS sobre a compra de combustível. Esse incentivo já é praticado com empresas nacionais que utilizam Fortaleza como ponto de partida para destinos internacionais, como a Latam (com voo para Miami), Gol (com voo para Buenos Aires), Azul (com voo para Caiena) e Avianca (com voo para Bogotá). O estado também ajudará com ações de marketing para promover a rota.

O município também dará incentivos, como a isenção do IPTU para a construção, implantação e operação do HUB em Fortaleza, além de redução das alíquotas de ISS para os serviços de vendas de passagens e de pacotes turísticos.