Primeiro avião chinês a dar volta ao mundo pousa no Aeroporto de Fortaleza

Esta semana recebemos um visitante extremamente raro no aeroporto de Fortaleza, o Harbin Yunshuji Y-12 que está dando uma volta ao mundo a partir da China com as celebridades chinesas Zhang Xinyu e Liang Hong. Ambos estão voando neste Y12. Eles estão atualmente filmando a 4ª temporada do documentário “On The Road”, que os leva a locais mais remotos e perigosos no mundo. A viagem começou em Janeiro de 2017 e está programada para durar até junho do mesmo ano.

Em preparação, o casal completou uma sessão de treinamento de seis meses que lhes ensinou habilidades como voar à noite ou em condições climáticas complexas, bem como manutenção de aeronaves.

“Fiquei comovido quando eles disseram que queriam pilotar um avião chinês para a Antártica”, disse Li Xinming, gerente da China Fly Dragon General Aviation, onde o casal foi treinado.

“Como profissionais, sabemos tudo sobre segurança.”

De acordo com o casal, apenas cerca de 200 pessoas pensaram ter completado tal expedição e é a primeira vez que um avião chinês será usado.

O avião, o Y-12, é um avião utilitário bimotor construído por Harbin Aircraft Industry Group, com uma autonomia de cerca de 1.300 km. A aeronave foi usada para muitas missões científicas.

Nesta viagem de 80 mil quilômetros de volta ao mundo que irá vê-los voar para os cinco continentes, incluindo a Antártida. Zhang Xinyu e sua esposa, Liang Hong, fazem sua volta ao mundo em um avião a partir Harbin, capital da província de Heilongjiang, para a América do Norte através do Extremo Oriente russo.

Harbin Y-12 II em Petropavlovsk-Yelizovo – UHPP – Russia em Feb 04, 2017

O Harbin Y-12 ( Chinês : 运-12; pinyin : Yun-12) é uma aeronave bimotor turboélice de asa alta construído pela Harbin Aircraft (HAMC)

Dados Técnicos da Aeronave:

Ano de construção: 1985
Número de Construção (C / N): 0011
Tipo de avião: Multi-motor de asa fixa
Número de Motores: 2
Tipo de motor: Turbo-prop
Motor Fabricante e modelo: Pratt & Whitney Canadá PT6A
Autonomia 1300 km

Número de registro: B-3804

Proprietário: China Flying Dragon Aviation

Depois de visitarem a estação Amundsen-Scott no pólo sul eles iniciaram os voos pelo Brasil e logo em seguida seguirão para a África e depois voltar para a China através do Sudeste Asiático. Quando concluírem a viagem, será a primeira vez na história que um avião de construção chinesa voa ao redor do mundo.

No dia 3 de Abril de 2017 o Y-12 pousou em Fortaleza precisamente as 15:37 vindo de Macapá, onde permanece até o dia 8 do mesmo mês. Alguns registros foram feitos da aeronave que ficará com certeza na história da aviação mundial e nós temos o orgulho em saber que o Aeroporto de Fortaleza, faz parte dessa história. Segue em seguida alguns registros feitos dessa aeronave em solo cearense.

Obs:
Em breve nesta mesma publicação do SBFZ Spotting publicaremos mais detalhes sobre o horário e imagens internas da aeronave.

Fontes: http://www.china.org.cn, http://www.airport-data.com, https://www.jetphotos.com

Matéria pesquisada e produzida por: Thiago Cascais
Fotografias em Fortaleza: Alessandro Barbosa e Marcos Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 56 = 61