Primeiro pouso de um Airbus A321neo na América Latina ocorre em Fortaleza

O Aeroporto Internacional de Fortaleza recebeu hoje (30/09) o primeiro A321neo da América Latina.
Procedente de Hamburg Finkenwerder – ICAO: EDHI e com escala técnica em Aeroporto de Tenerife Sul – ICAO: GCTS, o A321neo de prefixo N747AV (msn 7770) tem a capacidade de 195 passageiros, sendo 12 em classe executiva, e 93,5 toneladas de capacidade de decolagem ao nível do mar, graças ao Motor LEAP-1A CFM.

DESLIZE PARA VER Hoje quem esteve por aqui foi o mais novo modelo da Avianca Colombia, o A321 Neo. Vamos mostrar algumas características da maior aeronave da familia A320 pra você. ➡Com 44,5 metros de comprimento o novo modelo da Air Bus possui 185 assentos se dividido em duas classes e 236 assentos com apenas uma classe. A versão Neo vem equipada com motores CFM International (CFMI Leap-1A), mas também é oferecida com propulsores Pratt & Whitney (PW1100G-JM) com até 20% a menos no consumo de combustível, dai a terminologia NEO (New Opition Engine). Tem alcance de 6.850 km, envergadura de 35.80m, carga máxima de 21.2 toneladas. Depois de Hamburgo e Tenerife o Air Bus pouso em Fortaleza e daqui segue para a Colômbia em voo de entrega. FOTOS 1 e 2: @ssbd_spotter_fortaleza FONTE: Aircraft/airbus

A post shared by Aeroporto Pinto Martins (@aeroportopintomartins) on

Tão logo passe pelos procedimentos legais junto ao governo colombiano, o A321neo será incorporado à frota e entrará em operação.
Esse é o primeiro A321neo da Avianca Colômbia, de um total de 17 pedidos realizados diretamente com EADS Airbus, e o primeiro a operar na América Latina.

Foto: Elsalvador.com/Divulgação

Para os Spotters de Fortaleza significa que teremos muitos “ferry flights” do A321neo, uma vez que SBFZ tem sido a escolha da Avianca Colômbia como primeiro ponto de parada na América do Sul de suas novas aeronaves.

Mas afinal, por que NEO?
A321neo (New Engine Option) distingue de seu antecessor (A321ceo) por possuir novas asas com “Sharklets”, construídas por materiais compostos, graças ao know how da Airbus obtido quando da realização do projeto do A350. Além disso, o A321neo possui nova motorização, suíte de aviônicos de última geração e interior remodelado, dando aos passageiros maior conforto durante as viagens.
Com o A312neo e sua variante A321neo-LR (em desenvolvimento) a EADS Airbus tenta atingir o mercado que ficou sem opções após o fim do projeto do Boeing 757, mas isso é assunto para outro post.

Quer olhar de perto o A321neo?
Sendo um de nossos princípios a divulgação de conhecimentos e informações claras e objetivas para todos, o A321neo está parqueado na posição T7 do Terminal de Cargas, onde irá permanecer até a manhã do dia 01/10, quando seguirá sua jornada até Bogotá- Colômbia.

Na imagem abaixo, você entusiasta pode encontrar o local de melhor visibilidade dessa aeronave.

Clique aqui e conheça os Spotters Points

Curta nossa fanpage no facebook, acessando www.facebook.com/aeroportodefortaleza/ e nosso instagram www.instagram.com/sbfzspotting/.
Colaboraram com a matéria os Spotters Luís G. Fernandes Neto e Thiago Cascais.
Imagens do Spotter Pedro Sousa

Copyright 2017 – SBFZ Spotting