Projecto Amelia Earhart – Recriando o voo mundial de Amelia Earhart no seu 80º aniversário pousa em SBFZ

Fala Galera que curte e acompanha o SBFZ Spotting aqui pelo site e outras mídias sociais. O nosso aeroporto ultimamente tem sido usado como ponto estratégico para os aventureiros que desejam dar a volta ao mundo! Recentemente recebemos o voo do primeiro avião de fabricação chinesa a dar volta ao mundo, o Harbin Y-12 II.

E hoje estamos com outra aventura usando o SBFZ como escala técnica que é um charmoso Mooney Bravo com a matricula N916BL, que está cumprindo a missão do Project Amelia Earhart. Atravéz de Brian Lloyd.

Brian Lloyd Solo Flight segue a rota histórica de Amelia Earhart 
, Miami, Flórida, EUA, 1 de junho de 2017 – Como o piloto Brian Lloyd propõe seu avião monomotor chamado “Spirit” no céu em uma aventura solo em torno do mundo, ele comemora Amelia O famoso voo de Earhart, oitenta anos atrás, nesta data em 1937. O vôo de dois meses seguirá a rota histórica de Earhart para circumnavigar o mundo no equador, que começa em Miami, sai da América do Sul, cruza o Atlântico, depois África e em todo o mundo .

Amelia Earhart em sua tentativa de volta ao mundo, passou pelo Ceará, para uma escala técnica em 4 de Junho de 1937. Fortaleza foi escolhida para a parada longa ao contrário de Natal pois situava-se em uma longa planície, possuía hangar, apoio de rádio e melhores condições meteorológicas, além de ser uma cidade com melhores hotéis para a sua hospedagem e de seu co-piloto Frederick Nooman. No dia 6 seguiu para Natal, onde abasteceria e faria o cruzamento até Dakar.

A Fortaleza que Amelia conheceu foi assim descrita:

Com um pouco mais de 126.666 habitantes, a cidade de Fortaleza respirava Paris em suas ruas e praças. Tudo lembrava a França. A Pharmácia Pasteur era a mais conhecida e os hotéis, Hotel de France e o magnífico Excelsior. As mulheres usavam luvas. Os homens ternos de linho branco irlandês. Os chapéus eram indispensáveis, por causa do sol forte
por Fortaleza Nobre

arquivo digital da Universidade Purdue, que financiou o Electra que Amelia usou para tentar a travessia, possui documentos digitalizados e fotos da travessia, que com a ajuda do leitor Humberto Kubrick publico aqui as fotos relacionadas à passagem por Fortaleza, registro incrível. Destaco abaixo a chegada à cidade e a nota do hotel Excelsior (detalhe para o Standard Oil Co of Brazil no cabeçalho).

Brian antes da partida de sua pista de pouso em casa no Texas, Brian Lloyd disse: “Eu sou conduzido pelo espírito dos vôos históricos.É importante lembrar os pioneiros da aviação como Amelia Earhart e suas contribuições para a aviação. Suas ações ousadas fizeram a viagem aérea hoje possível para todos nós “.

Enquanto ele está no ar, usando o sinal de chamada WB6RQN, Brian incentiva os operadores de rádio Ham para contatá-lo nas seguintes frequências: 14210.0 kHz USB, USB 14346.0 kHz, USB 18117.5 kHz ou LS30 LS de 7130.0 kHz. Seu rádio HF (High Frequency) é um transceptor Mobat Micom-3, com uma potência máxima de 125 Watts e uma antena sob a fuselagem. Ele também utiliza ALE (Automatic Link Establishment) nas freqüências HFLINK de Radioamador http://hflink.com

A aeronave encontra-se hoje em SBFZ
Foto: Marcos Santos

Para tornar possível, Brian Lloyd modificou seu avião de Mooney de 1979 para transportar mais 150 galões de combustível e depois equipou com equipamentos de navegação modernos, rádio de longo alcance e comunicações por satélite. Ainda assim, o voo não está sem risco, e equipamentos especiais de segurança devem ser usados. O público pode acompanhar o seu voo na web, as mídias sociais, bem como o rádio Ham.

Sobre: Brian Lloyd, 62, é um piloto, instrutor de vôo, engenheiro, educador e operador de rádio. Ele mora perto de San Antonio, Texas, EUA. Os vôos comemorativos são co-patrocinados pelo The Classic Aircraft Aviation Museum, sem fins lucrativos no Texas, e muitos outros indivíduos que contribuem para apoiar os vôos através de doações.

Brian em Fortaleza foi recepcionado pelos sócios do Catuleve Aviação.

Segue a rota dessa aeronave a partir de Fortaleza.

Fortaleza, Brazil : 4-Jun : 2 : SBFZ
Natal, Brazil : 6-Jun : 1 : SBNT
Dakar, Senegal : 7-Jun : 2 : GOOY
N’Djamena, Chad : 9-Jun : 1 : FTTJ
Khartoum, Sudan : 10-Jun : 1 : HSSS
Muscat, Oman : 11-Jun : 1 : OOMS
Karachi, Pakistan : 12-Jun : 2 : OPKC
Kolkata, India : 14-Jun : 1 : VECC
Chittagong, Bangladesh : 15-Jun : 0 : VGEG
Rangoon, Myanmar : 15-Jun : 1 : VYYY
Bangkok, Thailand : 16-Jun : 2 : VTBD
Singapore : 18-Jun : 2 : WSSL
Jakarta, Java, Indonesia : 20-Jun : 2 : WIHH
Bandung, Java, Indonesia : 22-Jun : 1 : WICC
Kupang, Timor, Indonesia : 23-Jun : 1 : WATT
Darwin, Australia : 24-Jun : 1 : YPDN
Alice Springs, Australia : 25-Jun : 2 : YBAS
Townsville, Australia : 27-Jun : 2 : YBTL
Brisbane, Australia : 29-Jun : 1 : YBBN
Sydney, Australia : 30-Jun : 4 : YSBK
Auckland, NZ : 4-Jul : 10 : NZAA
Suva, Fiji : 14-Jul : 2 : NFNA
Howland Island overflight : 16-Jul : 0
Kauai, HI, USA : 15-Jul : 2 : PHLI
Honolulu, HI, USA : 17-Jul : 0 : PHNL
Hilo, HI, USA : 17-Jul : 2 : PHTO
Oakland, CA, USA : 19-Jul : 3 : KOAK
Atichison, KS, USA : 22-Jul : 2 : KK59
Oshkosh, WI, USA : 24-Jul : 5 : KOSH
Kestrel Airpark, TX, USA : 29-Jul : : 1T7

(Note: Locations/Dates of this schedule may change)
more info and tracking: http://projectameliaearhart.org/
Project Amelia Earhart – 80th Anniversary Flight

Em breve mais imagens exclusivas do SBFZ Spotting deste avião aqui em nosso aeroporto.

Texto adaptado por Thiago Cascais
Fontes de pesquisa: http://projectameliaearhart.org e http://www.avioesemusicas.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =