Spotting Points em Fortaleza

Existem algumas perguntas que muitos Spotters ouvem com frequência. Dentre essas estão “Onde você estava quando fez essa foto?”“Como você conseguiu esse ângulo?”, ou ainda “Como você chegou tão perto do avião?”.

Para responder parte dessas perguntas vamos mostrar onde estão os chamados Spotting Points de acesso público do aeroporto de Fortaleza.

TERRAÇO PANORÂMICO DO TERMINAL DE PASSAGEIROS
O aeroporto de Fortaleza tem um amplo terraço panorâmico, o que torna desnecessária a disputa de espaço na vidraça com outros Spotters, entusiastas ou apenas pessoas que estão visitando o aeroporto. O terraço está localizado no último pavimento do terminal de passageiros.

Juntando a grandiosidade do terraço ao fato de ser um local fechado, seguro e com ar-condicionado, torna-se um ótimo local para se fazer fotos de pousos e de movimentação do pátio. É possível também fazer boas fotos das corridas de decolagem mas, devido à distância, não é um bom local para fotos da decolagem, a menos que esteja com “cabeceira invertida” (assunto para outra matéria do SBFZ Spotting!).

Alguns exemplos de fotos feitas do terraço.

PROAIR

A ProAir na verdade não é um local mas sim uma empresa de handling, ou seja, oferece serviços de assistências a uma empresa aérea que a contrate. Em Fortaleza, a empresa localiza-se ao lado do terminal de cargas do aeroporto, juntamente com escritórios de outras empresas. No entanto, esse local ficou genericamente conhecido como ProAir.

Em frente à ProAir há um grande pátio de acesso público (Ainda!) onde você consegue chegar até a grade que isola o sítio aeroportuário. É um ótimo local para se fotografar pousos, as corridas de decolagem, as decolagens e movimentos de taxiamento das aeronaves para o terminal de cargas e terminal de passageiros.

A grade, por ter a malha bem fechada, pode atrapalhar um pouco a sua foto mas, com a prática e o tempo, você descobre alguns segredos por lá. Caso vá fotografar de dia, não esqueça de se proteger do sol, pois não há muita sombra.

Aqui estão alguns exemplos de imagens feitas na ProAir

VIADUTO DA AV. SENADOR CARLOS JEREISSATI

O viaduto em questão é aquele localizado a oeste do aeroporto, próximo ao bairro Montese.

Do viaduto é possível ter uma ótima visão da curta final das aeronaves que vão pousar na pista 13 do aeroporto de Fortaleza, já que o viaduto encontra-se praticamente alinhado à pista. No entanto é um local pouco seguro de se ficar por conta da intensa movimentação de veículos em alta velocidade e, caso fique parado no acostamento com o seu veículo, corre o risco de ser visitado pela PRE.

Um exemplo de vídeo e de foto que podem ser feitas no viaduto:

CAMPINHO

Localizado nas proximidades do viaduto, do campinho é possível fazer fotos semelhantes as do viaduto, porém com uma vista um pouco mais lateral das aeronaves. Dependendo da posição do sol, torna-se mais favorável uma foto lá do que no viaduto.

O problema do campinho é que ele não é um dos locais mais seguros para se ficar, principalmente com equipamentos de fotografia e/ou filmagem. Portanto fica a dica: chegue só para fazer a foto que desejar deixe o local assim que fizer, ou correrás um risco de chegar sem foto em casa.

Alguns exemplos de fotos feitas no campinho:

Esses são os quatro pontos principais para a realização de Spotting em SBFZ. Há outros Spotting Points também, claro! Porém, eles são menos usuais.

O estacionamento do Makro Atacadista, o estacionamento elevado do Shopping Parangaba, a passarela de pedestres existente na Av. Senador Carlos Jereissati são também bons pontos para se fazer fotografias e filmagens dos movimentos de chegadas e partidas de Fortaleza. Há também outros pontos de Spotting que possuem acesso restrito, seja dentro ou fora do sítio aeroportuário.

No mais, a dica é: curta aviação! Seja fotografando, filmando, viajando ou apenas olhando os aviões. Não esqueça também de nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades da aviação em Fortaleza. E claro, visite-nos sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 + = 34